{{:: 'cloudflare_always_on_message' | i18n }}

Victor Mühlethaler 102

AKA: Victor Beire and Vitor Beire
@VictorMuhlethaler

About Victor Mühlethaler

Formado em Direção Teatral pela ECA/USP, Victor Mühlethaler transitou ao longo de sua carreira pelas funções de diretor, dramaturgo, compositor, letrista e ator. Em 2006, para o projeto final de sua graduação, adaptou para português e dirigiu o musical Sweeney Todd, de Stephen Sondheim. De acordo com Victor:

Foi este trabalho que abriu as portas para mim nesse meio e me levou até Wicked.

Antes de ter sido selecionado para realizar a versão brasileira de Wicked, Victor já havia trabalhado profissionalmente como versionista em quatro peças musicais: Zorro (2010), Evita (2011), Fame (2012) e In the Heights – Nas Alturas (2014), este último com supervisão de Lin-Manuel Miranda. No ano de 2012, Victor Mühlethaler adaptou e dirigiu Contos do Inesperado, onde também fez parte do elenco, e dirigiu Revolting Rhymes, ambos baseados em livros de Roald Dahl. Fora do universo teatral, teve um livro publicado na adolescência e flertou duas vezes com o cinema, uma vez como ator e outra como desenhista de storyboard.

Em 2015, tendo sido escolhido dentre outros candidatos pelo compositor de Wicked, Stephen Schwartz, para versionar o espetáculo para português, Victor convidou a atriz e versionista Mariana Elisabetsky para uma parceria. Desde então, a dupla foi responsável pela versão de diversos musicais: Wicked (2016), Cantando na Chuva (2017), A Pequena Sereia (2018), Sunset Boulevard (2019), Billy Elliot (2019), A Escola do Rock (2019) e Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate (2020). Para o revival de O Fantasma da Ópera em 2018, Victor e Mariana revisaram o texto da versão de Claudio Botelho para a montagem de 2005.

Aclamado pela capacidade criativa de adaptar musicais com sensibilidade e fidelidade à obra original, Victor foi indicado, junto com Mariana, ao prêmio de Melhor Versão pela versão brasileira de Wicked no 4º Prêmio Bibi Ferreira e, em 2018, a dupla foi indicada por A Pequena Sereia e ganhou com Cantando na Chuva. O trabalho de Victor Mühlethaler e Mariana Elisabetsky em Cantando na Chuva também foi indicado ao Prêmio Reverência 2017-2018 na Categoria Especial.